Grande atração do outono e inverno em Ilhabela dos últimos anos, a tão aguardada temporada de observação de baleias e golfinhos em Ilhabela está oficialmente aberta!
No último mês, maio, já foram avistadas diversas baleias em Ilhabela, mas é a partir de junho que as visitas desses cetáceos ficam mais comuns no Litoral Norte, especialmente as baleias jubarte.
Na temporada de 2023, Ilhabela registrou mais de 780 avistamentos de baleias, um marco que eleva as expectativas para 2024. Para garantir uma experiência enriquecedora e sustentável, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), o Projeto Baleia à Vista e o VIVA Instituto Verde Azul, está promovendo uma série de capacitações para empresas e prestadores de serviços locais.
O Turismo de Observação de Baleias e Golfinhos já é bastante forte em outros lugares do Brasil, como no Nordeste, mas ainda é uma novidade na nossa região. Por isso, é importante respeitar as regras de avistamento e garantir a segurança de todos, proporcionando uma experiência excepcional aos turistas sem assustar as baleias e os golfinhos.
Por isso, a Prefeitura de Ilhabela lançou o selo “Cidade Amiga das Baleias”, e um dos requisitos para obtenção do selo é a participação em oficinas e cursos de capacitação para as empresas que oferecem o roteiro de observação de cetáceos embarcado.
Ilhabela terá espaço dedicado ao mundo dos cetáceos
Outra novidade da temporada é o anúncio da instalação da sede do Instituto Baleia Jubarte no município. Trata-se de um espaço de 4.600 m² à beira-mar, dedicado à imersão do público no mundo dos cetáceos. Localizado entre a Praia Grande e Curral (região sul), o espaço contará com áreas de visitação, réplicas de cetáceos e informações detalhadas sobre as 12 espécies de baleias e golfinhos que frequentam a região. Além disso, o local terá um auditório, uma extensa área ao ar livre com paisagismo inspirado na Mata Atlântica e um ponto de observação de cetáceos em seu habitat natural.
Para encontrar empresas capacitadas para realizar passeios de observação de cetáceos, acesse o site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela (turismoilhabela.com).